novelos soltos, emaranhados, organizados, escondidos, fiapos da vida......

novelos soltos, emaranhados, organizados, escondidos, fiapos da vida......
convido-os a desenrolar alguns fios reais e ficcionais

sexta-feira, 25 de janeiro de 2013

REAL - Ler e infância

Relendo o livro "A psicanálise dos contos de fadas", de Bruno Bettelheim, para a finalização de um artigo, acho algo que quero compartilhar!
Para que uma história realmente prenda a atenção da criança, deve entretê-la e despertar a sua curiosidade. Contudo, para enriquecer a sua vida, deve estimular-lhe a imaginação: ajudá-la a desenvolver seu intelecto e a tornar claras as suas emoções; estar em harmonia com suas ansiedades e aspirações; reconhecer plenamente suas dificuldades e, ao mesmo tempo, sugerir soluções para os problemas que a perturbam. Resumindo, deve relacionar-se simultaneamente com todos os aspectos de sua personalidade (...)” (BETTELHEIM, 2007, p. 11)

Concordo também quando Bettelheim afirma que: "A aquisição de habilidades, inclusive a de ler, fica destituída de valor quando o que se aprendeu a ler não acrescenta nada de importante à nossa vida". (p. 11). A cada dia me pergunto: o que aprendi hoje? O que me foi acrescentado de bom hoje? O que li de interessante? O que desmistifiquei hoje? Se tenho alguma resposta, isso me basta. Vivi o dia de hoje!
Ou seja, leiam! Passei boa parte da infância lendo e relendo as fábulas de La Fontaine. AMAVA os contos dos irmãos Grimm. Pena que não tenho mais estes livros.
Pois, como disse Bettelheim, ao citar os contos de fadas, com raras exceções "...nada é tão enriquecedor e satisfatório, seja para a criança, seja para o adulto, do que o conto de fadas popular". E aproveite para ler os livros que analisam os contos de fadas, para compreender mais da leitura. Por exemplo: "Mulheres que correm com lobos".  

Nenhum comentário:

Postar um comentário